SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPACITA SERVIDORES SOBRE O COVID-19

Desde esta quinta – feira, (07), os profissionais de saúde do município de São João, do Hospital Municipal e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão passando por capacitação para proceder em eventuais casos suspeitos do novo Coronavírus. A ação faz parte do cumprimento do fluxograma do Plano de Contingência Municipal de enfrentamento à doença pelo novo coronavírus ( Covid-19), executado no município pela Prefeitura de São João.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, sentado e área interna
De acordo com Arzenaldo, secretário municipal de saúde, o objetivo é deixar os servidores da saúde bem informados, por meio de fontes seguras, sobre os cuidados e protocolos de atendimento a pacientes com suspeita de Coronavírus, evitando inclusive as notícias falsas (Fake News).
“Nós estamos orientando todos os servidores para que eles repassem e conduzam de forma correta os possíveis usuários que venham a procurar nossos serviços de saúde. A atualização através da educação permanente é importante para que eles saibam como proceder diante dos casos”, destaca o gestor municipal.
Arzenaldo informou ainda que os protocolos abordados serão utilizados por esses profissionais de acordo com as orientações repassadas no treinamento pela enfermeira Lídia Marques.

A imagem pode conter: 1 pessoa, listras
De acordo com a palestrante, “durante treinamento foi repassado os principais protocolos clínicos e as medidas adotadas para prevenção e redução do coronavírus, conforme recomendado pelos manuais e protocolos do ministério da saúde (MS), ainda foi abordado a importância do
cuidados para com os profissionais de saúde que atuam em linha de frente ao COVID 19, quanto ao uso correto de EPI’s, destacando orientações sobre paramentação e desparamentação, bem como a importância do cuidado com a saúde mental dos servidores, destacou a enfermeira Lídia Marques.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas