Grupo “Flor de Assucena” participa da Fenearte 2017

O grupo “Flor de Assucena” do Sítio Frexeirinha está em estande expositor na 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, no Centro de Convenções em Olinda – PE. Em parceria com o Governo do Estado e o Centro de Artesanato de Pernambuco, a Fenearte dissemina a cultura artesanal local e potencializa o surgimento de novos artesãos. O evento que teve início dia 6 de julho (quinta-feira), é considerado o maior expositor de artesanatos da América Latina por reunir criações artesanais do Brasil e do mundo.

Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Fenearte. Foto: Terra Magazine

Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte. Foto: Terra Magazine

O município de São João está sendo representado na Fenearte, no estande institucional da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco. As mulheres do grupo “Flor de Assucena” levaram produtos artesanais por elas produzidos e estarão expondo até quarta-feira (12). A participação do grupo tem apoio da Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria da Mulher do município de São João.

Estande Institucional da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco.

O grupo “Flor de Assucena” é formado por mulheres de várias comunidades da Zona Rural do município e desenvolve produtos artesanais no segmento de alimentação. A coordenadora e artesã Joseane Mota contou um pouco da história do grupo: “Somos um grupo que trabalha o beneficiamento da agricultura familiar, que tem o objetivo de valorizar e potencializar o trabalho da mulher. Procuramos as secretarias de governos municipais, estaduais e federal, desde então temos recebido apoio de todas essas esferas no sentido de capacitação, informação e alguns projetos”.

Produtos artesanais feitos pelo Grupo "Flor de Assucena", do Sítio Frexeirinha.

Produtos artesanais feitos pelo Grupo “Flor de Assucena”, do Sítio Frexeirinha.

Desde a formação do grupo, a vida de muitas mulheres tem mudado. Além da produção artesanal, há outros temas que fazem parte da rotina das artesãs. “A gente também trabalha a questão do empreendedorismo, a autonomia, o empoderamento da mulher, que vai diretamente sobre a questão da proteção física, moral e financeira”, disse a artesã Joseane sobre a função social do grupo.

A 18ª Fenearte ocorre até o dia 16 de julho (domingo) no Centro de Convenções de Pernambuco, das 14h às 22h na semana e das 10h às 22h aos finais de semana, tendo exposto trabalhos de artesãos de 60 países. Acesse o site oficial do evento para mais informações: http://www.fenearte.pe.gov.br/.

Sobre: Camila Quirino

Site oficial da Prefeitura Municipal de São João - PE.